O Evento
O Simpósio de Aplicações de Óptica e Lasers (SOL) tem como objetivo levar a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados na área, a oportunidade de atender a apresentações de pesquisadores renomados, de empresários bem-sucedidos (start-ups), e discutir com os mesmos as novas tendências e oportunidades que estão surgindo na atualidade para as aplicações de lasers e óptica no Brasil. Como tópicos dessa reunião estão:
• Lasers e óptica em aplicações aeroespaciais.
• Processamento a laser de materiais (soldagem, corte, tratamento de superfícies, shotpeening, furação, etc.);
• Separação isotópica por lasers;
• Materiais ópticos;
• Sensores ópticos e sensores a fibra óptica;
• Desenvolvimento de lasers;
• Técnicas ópticas de diagnóstico (instrumentação óptica para caracterização de eventos ultra-rápidos, Schlieren, etc.).
A duração do evento é de três dias, com os primeiros dois dias de apresentações de palestrantes nacionais e internacionais e uma série de minicursos (tutoriais) sobre assuntos relacionados aos tópicos da reunião. O terceiro dia trará apresentações de empreendedores, uma mesa redonda com os mesmos, sessão de poster para os alunos apresentarem seus trabalhos e uma visita aos laboratórios do Instituto de Estudos Avançados.
O IEAv Student Chapter visa através desse evento criar um canal permanente para reunir estudantes, professores/pesquisadores e profissionais da área de Aplicações de Lasers e Óptica, onde a discussão dos problemas da área e suas possíveis soluções serão pauta principal.
O Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) é um instituto de pesquisa federal, ligado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica. O IEAv tem como missão "ampliar o conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o Poder Aeroespacial Brasileiro." A estrutura física do IEAv divide-se em cinco divisões: Fotônica (EFO), Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH), Física Aplicada (EFA), Energia Nuclear (ENU) e também Geointeligência (EGI). As áreas de concentração de P&D, no entanto, são interrelacionadas, as quais são mencionadas a seguir:
1. Lasers, Óptica e Aplicações
Processamento de Materiais com Laser, Separação Isotópica a Laser, Desenvolvimento de Lasers, Óptica Aplicada e Não Linear.
2. Sensores e Atuadores
Materiais Avançados para Sensores, Sensores, Condicionamento de Sinais e Técnicas de Medição, Nanotecnologia, Modelagem Computacional de Fenômenos Físicos e Dispositivos, Física de Dispositivos Semicondutores.
3. Aerotermodinâmica e Hipersônica
Aerotermodinâmica de Veículos Aeroespaciais em Velocidades Hipersônicas, Propulsão Hipersônica Aspirada a Combustão Supersônica, Propulsão Hipersônica Aspirada a Laser, Controle de Escoamento Aplicado em Veículos Aeroespaciais em Velocidades Hipersônicas, Técnicas de Diagnóstico em Escoamento Reativo, Mecânica dos Fluidos Computacional em Escoamento Hipersônico.
4. Geointeligência
Geomática, Inteligência com Imagens, Radiometria e Caracterização de Sensores Eletroópticos, Sistemas Imageadores, Sistemas Autônomos Aeroembarcados, Capacidades e Métricas, Comando, Controle, Comunicação e Computação (C4), Inteligência Artificial, Pesquisa Operacional, Sistemas de Apoio à Decisão.
5. Tecnologia Nuclear Aplicada
Neutrônica, Blindagem e Efeitos da Radiação Ionizante, Termo-Hidráulica de Reatores e Transferência de Calor, Análise e Medição de Efeitos da Radiação Espacial e a Atmosfera Terrestre.
O IEAv OSA Student Chapter
O IEAv Student Chapter está inserido na Divisão de Fotônica do IEAv. É nessa sólida base de recursos humanos e infraestrutura que o Simpósio de Aplicações de Óptica e Lasers tem o apoio técnico-científico, levando o propósito de auxiliar o desenvolvimento da área, seja por meio do estabelecimento de parcerias, ou através de complementação da formação dos recursos humanos do futuro, os estudantes.
Criado em 29 de Julho de 2014, o IEAv Student Chapter é um grupo formado por 12 alunos de pós-graduação e graduação do IEAv/ITA com o intuito de organizar eventos e atividades na área de óptica e fotônica, visando promover a troca de informações e experiências entre estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área oriundos de diversos países. Outra importante função desse grupo estudantil é levar à comunidade que o cerca, os conceitos básicos de óptica e fotônica demonstrando assim os benefícios e a relevância que essa área de conhecimento tem para a sociedade.
O Chapter tem como base a maior sociedade de óptica existente na atualidade, a The Optical Society (OSA), a qual possui um quadro de membros com os profissionais mais renomados da área. Utilizando-se desse vínculo, o IEAv Student Chapter funciona como um facilitador/intermediador para trazer alguns desses membros para apresentar palestras/cursos e interagir com nossos pesquisadores e alunos aqui no Brasil, fortalecendo o nosso desenvolvimento científico e tecnológico.